ACCR promove palestra sobre gestão de obras de restauro e o papel dos arquitetos

 em Sem categoria

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a ACCR promove palestra titulada “Gestão de obras de conservação e restauro e o papel dos arquitetos”. Será ministrada pelo arquiteto restaurador Prof. Jorge Lucena Tinoco através do facebook da ACCR no dia 15/09 as 10h.

Um pequeno currículo do palestrante é apresentado a seguir:

É sócio honorário, responsável técnico e atual vice-diretor geral do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI.

Neto e filho de engenheiros-arquitetos construtores, viveu desde a infância em canteiros de obras. Fez o curso de Desenho de Móveis e Arquitetura, em nível médio na Escola técnica Federal de Pernambuco (1968-1970). Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1976). É especialista (lato-sensu) em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1978).

Desde 1973, trabalha na conservação e restauro de monumentos. Foi arquiteto, assessor técnico e diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, no período de 1976-1993. Foi Secretário do Planejamento da Prefeitura Municipal de Olinda, no período 1978–1981. Foi idealizador e responsável pela implantação dos sistemas municipais de preservação das cidades de Olinda e Igarassu, através da criação do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos, da Fundação Centro de Preservação e do Fundo Municipal de Preservação, entre 1979 e 1985. Foi o idealizador da criação de espaços permanentes nas ruas e praças para exposição de imagens sobre evolução urbana e humana dos lugares notáveis das cidades, 1983-84. Organizou, sistematizou e executou a primeira obra de conservação e restauro no NE do Brasil sob o regime de canteiro adaptado para a transmissão de conhecimentos aos operários (Obra-Escola do Chanteclair), 1986-87. Foi consultor de projetos do Monumenta/BID, do Ministério da Cultura entre 2000-2005. Foi responsável técnico das empresas Cinzel, ConcrEpoxi, Paraguaçu Engenharia Ltda. Tem participado de bancas de avaliações de trabalhos de conclusão de cursos de Arquitetura e monografias de mestrado. Atua como parecerista em revistas acadêmicas. Participa de comissões de estudos na ABNT.

É o idealizador e responsável técnico por dezenas de cursos de capacitação de arquitetos, engenheiros e mestres-de-obras em conservação e restauro desde 1990, inclusive do Curso de Gestão de Restauro aplicado pelo UFPE/CECI desde 2003, realizado atualmente com carga horária de 590 horas, que se encontra na 20ª edição. Tem mais de uma centena de projetos e obras executadas no âmbito da conservação do patrimônio cultural construído. Tem dezenas de artigos e pesquisas sobre materiais e técnicas tradicionais da construção, planos diretores de conservação e além capítulos de livros nacionais e internacionais sobre ensino e conservação do patrimônio cultural.

Postagens Recentes
Fale conosco

Preencha as informações e entraremos em contato o mais breve possível

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar