ACCR Notícias Anuidades Associe-se Profissionais A Profissão Imagens Links Contato
Página inicial

Professor Aldo Nunes (foto ao lado), artista plástico e especialista em conservação restauração de bens culturais móveis pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (1981). Foi diretor do MASC - Museu de Arte de Santa Catarina e da Unidade de Artes da FCC - Fundação Catarinense de Cultura. Implantou e foi responsável pelo ATECOR - Ateliê de Conservação – Restauração de Bens Culturais Móveis da FCC.

Sócio fundador e primeiro presidente da ACCR, foi pioneiro nas ações de conservação – restauração de bens móveis em Santa Catarina, semeando uma consciência sobre a importância da preservação dos bens culturais, constituindo-se ainda num defensor ativo do patrimônio cultural do Estado e particularmente da Ilha de Santa Catarina.

 

 

A Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, fundada em 08 de setembro de 1987, é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e de âmbito estadual com sede e foro na cidade de Florianópolis.

Declarada de utilidade pública municipal pela Lei nº 3809/92 de 08 de julho de 1992, é administrada por uma diretoria eleita pelos associados a cada 2 (dois) anos.

Criada para dignificar e proteger, como órgão de classe, os profissionais conservadores e restauradores de bens culturais, tem por Missão:

  • Criar, incentivar e promover meios adequados ao desenvolvimento das técnicas de conservação-restauração de bens culturais, através de intercâmbio com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais e seus associados.
  • Promover a valorização, o aperfeiçoamento e a difusão dos trabalhos de conservação-restauração, organizando estudos, conferências, cursos, seminários e outras reuniões dos profissionais da classe.
  • Colaborar com entidades culturais, públicas ou privadas, com colecionadores e outros interessados em planejamento, orientação, consultoria e assistência técnica relativa a trabalhos de conservação-restauração.
  • Congregar técnicos de conservação-restauração, profissionais das áreas de arquitetura, artes plásticas, arquivística, biblioteconomia, encadernação, história, química, biologia, museologia e demais pessoas interessadas.
  • Amparar e defender os interesses gerais da classe, bem como representá-la perante os poderes públicos federais, estaduais e municipais, associações, entidades e órgãos privados, no que possa fomentar a coesão, o fortalecimento e a expansão da classe.
  • Incentivar o aprimoramento técnico dos associados através de cursos de especialização, estágios e bolsas de estudos e promover regularmente cursos, treinamentos e palestras sobre conservação e restauração de bens culturais.

A ACCR está à disposição das instituições e do público em geral para esclarecimentos, orientações, denúncias e parcerias.

 

 

A ACCR está disponibilizando no site, o Estatuto Social. Você tem duas opções:

  1. Ver o Estatuto no próprio site (HTML)
  2. Fazer o Download do Arquivo (Arquivo DOC)

 

 

Sede Provisória da ACCR

Rua Duque de Caxias, 261 - Saco dos Limões - Florianópolis - SC

CEP: 88.045-250

   Cadastre-se aqui e receba informações da ACCR     

Sede Provisória da ACCR
Rua Duque de Caxias, 261 - Saco dos Limões - Florianópolis - SC
CEP: 88.045-250