SEDE

A ACCR teve sua primeira sede provisória no Ateliê de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis – ATECOR, no Centro Integrado de Cultura, Av. Irineu Bornhausen, 5.600. Agronômica.

Em 19[..] passou a ter sua sede vinculada ao Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, no endereço: Rua Felipe Schmidt, 119. Centro

A partir de 1992 até 2006, o Arquivo Público e a ACCR estiveram sediados na Avenida Mauro Ramos, 1.264, Centro.

Atualmente, a sede provisória da ACCR é na Rua Duque de Caxias, 261, Saco dos Limões, endereço atual do Arquivo Público do Estado.

 

1986 – Comissão Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais: a Comissão é vinculada à ABRACOR, como um Núcleo SC.

 

1887 – Início da ACCR: em 8 de setembro a Associação desligou-se do Núcleo SC – ABRACOR e foi criada a Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais.

 

1989 – 1990 – 1º Estatuto da ACCR: aprovado em 11/09/89 e publicado em […]/08/90.

 

1990 – Biblioteca da ACCR : é criada em abril, com livros e documentos doados por associados.

 

1991 – Boletim da ACCR

Em reunião da diretoria é defendida a proposta de criação do Boletim Informativo da ACCR, em 08/07.

 

1991 – Logotipo da ACCR: Criado em dezembro pelo Prof. Aldo João Nunes.

 

1995 – OFICINAS promovidas: “Iniciação à Preservação e Conservação de Acervos Fotográficos”, Denise Magda Corrêa Thomazi, C.H. 16 horas, em 20 e 21/11 e 11 e 12/12 – Arquivo Público do Estado de SC, em parceria com a Associação de Amigos do Arquivo – AAA/SC.

 

1996 – ATUAÇÃO: Ações para impedir intervenções inadequadas em bens culturais

Em reunião extraordinária, a ACCR discutiu em 30/05, com seus associados e representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, Igreja de Nossa Senhora da Conceição/ Lagoa da Conceição, Arquivo Público do Estado de SC, Universidade para o Desenvolvimento do Estado de SC – UDESC, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Museu Universitário da Universidade Federal de SC – UFSC, Fundação Catarinense de Cultura – FCC (ATECOR, MASC, NDA, Diretoria de Patrimônio Cultural e MHSC), os procedimentos a serem adotados, em relação às constantes intervenções nos bens culturais, por técnicos não habilitados, que colocam em risco a integridade dos bens culturais.

1996 – WORKSHOP: “Metodologia de desinfecção e prevenção contra ataques biológicos aos bens culturais”, Lia Canola Teixeira e Suzana Cardoso Fernandez, C.H. 02h30m, em 22/07.

 

1996 – COOPERAÇÃO: A ACCR é solicitada pelo ATECOR/FCC, a participar das discussões e análise da proposta de intervenção nas pinturas murais da Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages.

1996 – OFICINA promovida: “Organização, Preservação e Conservação de Acervos Fotográficos”, Denise Magda Corrêa Thomazi, C.H. 24 horas, em 02 a 04/12 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis. Em parceria com a Associação dos Amigos do Arquivo/ AAA-SC.

 

1997 – REPRESENTAÇÃO:

A ACCR esteve representada nas reuniões do Núcleo de Estudos Museológicos – NEMU, organizado pela UFSC e FCC, para treinar e capacitar funcionários de museus catarinenses, através de oficinas temáticas.

 

1997 – ATUAÇÃO: roubo de imagens sacras

A ACCR realizou um cadastro de peças roubadas no Estado, pertencentes a igrejas, museus e sítios arqueológicos para enviar, através do IPHAN, ao ICCROM e INTERPOL.

Em 25 de junho de 1997, a Vice Presidente da ACCR e o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, comunicaram à Polícia Federal o roubo de objetos e imagens sacras, pertencentes à Igreja, ocorrido em 02/05/1997. A Polícia Federal comunicou e solicitou a cooperação da INTERPOL – Organização Internacional de Polícia Criminal.

Segundo o registro de ocorrência, foram as seguintes peças:

– Santo Antônio: escultura em madeira policromada (recuperada)

– Santo Antônio: escultura de roca, em madeira policromada.

– Santo Antônio: escultura em cerâmica.

– Crucifixo: escultura em madeira policromada.

– São Miguel Arcanjo: escultura em madeira policromada (recuperada)

– Coroa de Nossa Senhora da Lapa: metal prateado.

Em 09/05/1998 foi publicada em jornal catarinense, a notícia de que imagens sacras roubadas foram localizadas em Minas Gerais. A Polícia Federal de SC pode comprovar a procedência de várias peças e recupera-las.

 

1997 – PALESTRA promovida: “Evolução de Materiais e Técnicas na Pintura” Maria Anilta Nunes e Gessônia Leite, em 06/08, como contrapartida por apoio da ACCR.

 

1997 – ATUAÇÃO: I Fórum para o Reconhecimento Profissional

A ACCR participou de estudos realizados pela ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores, durante o I Fórum para o Reconhecimento Profissional, em 30/10/1997, em que participaram das discussões além da ABRACOR, representantes da ARCO IT – Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais/ PR; ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro; APCR – Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais; Pinacoteca/SP, IPHAN; FCJ – Fundação Cultural de Joinville; CPC – Centro de Preservação Cultural/USP e empresas autônomas.

 

1997 – CURSO promovido: “Restauração de Porcelana”, Prof. Vicente Padilla, C.H. 20 horas, em 06 a 08/10 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

 

1997 – BIBLIOTECA DA ACCR: O IPHAN, Arquivo Nacional e LEP/Laguna, doaram 52 títulos e ainda 03 vídeos sobre o “Seminário de Conservação e Preservação”, do Arquivo Nacional, à Biblioteca da ACCR.

 

1997 – 1998 – PROPOSTA: A ACCR cria uma Comissão com o objetivo de recomendar a inclusão da disciplina de “Conservação de Bens Culturais Móveis” no Curso de Educação Artística da UDESC, em 28/10. Em abril de 1998, entregou o projeto à Universidade.

 

1999 – PARTICIPAÇÃO: A convite da ABRACOR, a ACCR participou de reunião promovida pela ABRACOR no Rio de Janeiro, com objetivo de discutir sobre currículo mínimo para cursos de graduação em conservação-restauração de bens culturais.

 

1999 – CURSO promovido: “Conservação de Metais”, Prof.ª Virgínia Costa Kieling, C.H. 20 horas, em 09, 10 e 11/08 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

 

1999 – Palestra: “Novos Avanços nas Técnicas de Conservação-Restauração de Pintura de Cavalete”, Cláudia Phillip Scharf, em Florianópolis/SC.

 

2000 – ATUAÇÃO: Defesa pela preservação de edificação histórica

A ACCR manifesta-se contra a intervenção inadequada que ocorre na “Confeitaria Chiquinho”, no centro de Florianópolis.

 

2000 – Palestras proferidas por associados, como contrapartida pelo apoio recebido da ACCR, quando participaram de eventos.

Cláudia Philippi Scharf, Lia Canola Teixeira e Vanilde Rholing Ghizoni participaram do Encontro “Preservar para não restaurar”, em 28 a 31/08 – São Paulo.

Vanilde Rholing Ghizoni participou da oficina “Introdução à Conservação. Iluminação e instalação de sistemas de segurança em monumentos e conjuntos urbanos tombados”, promovida pelo IPHAN, em25 a 27/10 – Laguna.

Denise Magda Corrêa Thomazi participou do X Congresso da ABRACOR “Desafios da Preservação do Patrimônio Cultural”, em 06 a 19/11 – São Paulo.

 

2001 – PALESTRA: “Patrimônio Cultural – aspectos jurídicos”, Dr. Rui Richter, em junho.

 

2001 – ATUAÇÃO: obras sacras incendiadas da Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, Porto Belo/SC.

Em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, a ACCR integrou um grupo de trabalho para estudar critérios e procedimentos para a recuperação das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, incendiadas num ato de vandalismo, pertencentes à Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos. Antes da conclusão dos estudos, a Igreja contratou os serviços de um profissional não especializado em conservação- restauração de bens culturais, que realizou uma intervenção inadequada.

 

2002 – Palestras promovidas:

“Formação Profissional em Conservação-Restauração de Bens Culturais” – Cláudia Philippi Scharf, em 20/05/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

“Restauração de pintura Mural do Palácio Marcos Konder” – Edificação em Itajaí- SC – Cláudia Philippi Scharf, Lia Canola Teixeira e Vanilde Rholing Ghizoni, em 20/05/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

“Restauração do Reboco e da Camada Pictórica do Arco Cruzeiro da Igreja do Convento São José do Patrocínio” – Edificação em Lages/SC – Karen Kremer e Simone Alves, em 25/06/2002 – Lages.

“Aspectos da Conservação de Acervos Fotográficos” – Norberto Verani Depizzolatti, em 29/07/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

“Patrimônio Cultural: As ações de Conservação e de Restauração da Fundação Catarinense de Cultura” – Fátima Regina Althoff e Equipe do ATECOR, em 16/09/2002 – Auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS/SC – CIC, Florianópolis.

Comunicado sobre o XIº Congresso da ABRACOR e XIII Encontro do ICOM – CC – Sára Beatriz Dutra e Silva Fermiano e Glória Maria Grisard Vilar, em 13/11/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

“Experiências sobre o Estágio Supervisionado no CECOR/UFMG” – Glória Maria Grisard Vilar, em 03/12/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

Comunicado sobre o Curso de Conservação e Uso das Coleções, organizado pelo ICCROM e CECOR – Rúbia Stein do Nascimento, em 03/12/2002 – Arquivo Público do Estado de SC, Florianópolis.

 

2005 – ATUAÇÃO: Incêndio no Mercado Público de Florianópolis

Uma parceria foi firmada entre a ACCR e a APCR – Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais para estudar as causas do incêndio no Mercado Público de Florianópolis e propor ações que evitem os incêndios que atinjam os bens culturais. Uma visita foi realizada em 01 de setembro de 2005, participaram representantes da ACCR, APCR, FCC e IPUF.

 

2005 – ATUAÇÃO: Código de Ética do Conservador-Restaurador

A ACCR participou das discussões e da elaboração do Código de Ética do Conservador-Restaurador com representantes da ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores, ACOR – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul, ARCO IT – Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais/ PR, ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro APCR – Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais, Pinacoteca/SP, para registro do mesmo.

 

2006 – ATUAÇÃO: Projeto de Lei para a regulamentação da profissão.

A ACCR contribuiu com o texto do Projeto de Lei para a regulamentação da profissão de Conservador-Restaurador de Bens Culturais Móveis e Integrados, que foi apresentado no XII Congresso da ABRACOR e enviado às associações para análise, discussão e encaminhamento de sugestões.

 

2006 – “Café com Palestras”, em 25/05 – Sala de Multimídia do Museu da Imagem e do Som – MIS/SC – CIC, Florianópolis.

“Restauração das Pinturas Murais da Catedral Metropolitana de Florianópolis e do Museu Histórico de Santa Catarina” – Susana Cardoso Fernandes.

“Restauração da escultura ‘Fuga para o Egito” – Simone Harger.

“Seminário de Museologia” – Andréa Marques Dal’Grande;

“Seminário Sobre Conservação de Tecidos” – Glória Maria Grisard Vilar e Ana Lúcia Bergamo;

“Código de Ética” – Denise Magda Thomasi.

 

2007 – REPRESENTAÇÃO: Conselho Estadual de Cultura – CEC

O CEC solicita à ACCR a indicação de um associado para representar os profissionais da área de conservação e restauração do patrimônio histórico.

 

2011 – PALESTRA: “A Conservação-Restauração nos Templos de Karnak/ Egito” – Ornella Cabrol e Vincent Cabrol, em 01/12 – Museu Histórico de SC, Florianópolis.

 

2012 – ATUAÇÃO: Defesa pela preservação de edificação histórica

Através de ofício, a ACCR solicita à Prefeitura Municipal de Itajaí a preservação da sede do Herbário Barbosa Rodrigues, exemplar arquitetônico da década de 1950, que conserva suas características e estruturas originais e corre o risco de ser demolido.

 

2012 – I SEMINÁRIO DA ACCR: “A Química como uma Ferramenta de Auxílio à Conservação e Restauração de Bens Culturais” – Ciclo de Palestras, em 11/10 – Museu Histórico de SC, Florianópolis.

 

2012 – Estatuto: Aprovada em Assembleia a adequação do Estatuto Social da ACCR ao novo Código Civil.

 

2013 – II SEMINÁRIO DA ACCR – Ciclo de Palestras, em 16 à 19/09 – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis.

 

2014 – III SEMINÁRIO DA ACCR – Ciclo de Palestras e Oficinas: “Conservação de Acervos Têxteis”, Prof. Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula; “Conservação de Acervos Fotográficos”, Denise Magda Corrêa Thomazi, em 03 à 06/11 – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis.

 

2015 – IV SEMINÁRIO DA ACCR – “Tecnologias Aplicadas à Conservação do Patrimônio Cultural” – Ciclo de Palestras e Oficinas: “Argamassas e Rebocos Tradicionais”, Dra. Maria Isabel Kanan; “Fotografia e gerenciamento de cores para imagens digitais: documentação científica por imagem de bens culturais”, Prof. Dr. Alexandre Leão, em 05 à 07/10 – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis.

 

2015 – Moção de repúdio – A ACCR ratificou e apoiou a Moção de Repúdio e Recomendação do Fórum Setorial do Patrimônio Cultural do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, diante das ações de revogação dos quatro Decretos Municipais de tombamentos que protegiam as Pedras de Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio e Praia das Flores em Sambaqui e seis edificações isoladas representativas do patrimônio histórico e cultural da cidade.

 

2015 – ATUAÇÃO: Escola Básica Aristiliano Ramos, Lages.

A ACCR, preocupada com a ameaça de destruição da edificação, encaminhou ofício para MPCS e Promotoria de Justiça do Fórum de Lages, ratificando um primeiro parecer técnico da FCC acerca da importância histórica, arquitetônica, urbana e cultural da edificação. Em dezembro de 2017, a demolição foi autorizada.

 

2016 – V SEMINÁRIO DA ACCRA Prática da Preservação de Bens Culturais Materiais – Ciclo de Palestras e Oficinas: Gestão e práticas em obras de conservação e restauro do patrimônio edificado, Arq. Esp. Jorge Eduardo Lucena Tinoco; Introdução à conservação de acervos de madeira, Esp. Fabíola Margoth Zambrano Figueroa de Miranda, em 27 a 30/09 – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis.

 

2017 – MANIFESTAÇÃO: Por meio de ofício, a ACCR solicita ao Prefeito Municipal e ao Presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, reconsideração do Projeto de Lei nº 20/2017, que visava modificar a Lei do Fundo Municipal de Cultura e cancelar o Edital de Cultura.

 

2017– MANIFESTAÇÃO: Por meio de ofício para o Prefeito de Rio do Sul e o Presidente da Câmara Municipal de Rio do Sul, a ACCR manifesta preocupação com a proposta apresentada no Conselho Municipal de Política Cultural de Rio do Sul referente à transformação da Fundação Cultural em Diretoria Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social;

 

2017 – REPRESENTAÇÃO: A ACCR está representada no Grupo Especial em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural Catarinense – GPHC do MPSC.

 

2017 – MANIFESTAÇÃO E DENÚNCIA: A ACCR Enviou ofício ao Prefeito de Florianópolis, e o Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis com Moção manifestando preocupação com o Projeto Complementar 1590/2016, que exclui o Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural – SEPHAN da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e denunciou os fatos à 28º Promotoria de Justiça do MPSC.

2017 – PARTICIPAÇÃO: no I Fórum de Conselhos de Cultura de Santa Catarina nos dias 12 e 13 de abril, no SESC de Cacupé. Neste evento foi aprovada a Carta do I Fórum de Conselhos de Cultura de Santa Catarina.

 

2017 – PARTICIPAÇÃO: a convite da deputada Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, a ACCR participou em 22/02 de reunião para discutir sobre as demandas e as reivindicações da área da cultura. O desdobramento desta reunião culminou com a elaboração do documento intitulado “Patrimônio Cultural de Natureza Material de Santa Catarina”, pela ACCR que objetivou encaminhar sugestões e recomendações para o aprimoramento da gestão e do fomento do Patrimônio Cultural Material de SC. A partir deste documento, foi proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, Audiência Pública para debater as “Ações de preservação do Patrimônio Cultural Catarinense”. Esta audiência foi realizada na Alesc no dia 15/08, oportunidade em que a presidente da ACCR se manifestou na tribuna e fez a entrega oficial do referido documento.

2017 – RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES: Em reunião com o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura e com a Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, a ACCR entregou um documento em que relata o papel da ACCR na preservação do patrimônio cultural do Estado e faz sugestões e recomendações para o aprimoramento da gestão e do fomento do Patrimônio Cultural Material, em 02/06.

 

2017 – COMEMORAÇÃO: a ACCR completou 30 anos de atuação, em 08/09. Para marcar a data, foi elaborada uma logo especifica dos 30 anos e que constará dos documentos da Associação até 08 de setembro de 2018. A comemoração dos 30 anos foi lembrada em duas oportunidades, sendo a primeira no VI Seminário da ACCR e a segunda, através do oferecimento de Jantar de Confraternização de Final de Ano e de Comemoração dos 30 anos da Associação a todos os associados, em 15/12.

 

2017 – PARTICIPAÇÃO: No âmbito da Alesc, em nova Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, para debater os mecanismos de financiamento da arte e da cultura em Santa Catarina, em 10/10. A Presidente da ACCR se manifestou na tribuna.

 

2017 – VI SEMINÁRIO DA ACCR – “Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Recente” e I Encontro de Conservadores e Restauradores da Região Sul – Ciclo de Palestras e Oficinas: “Arquitetura Moderna, sistemas construtivos e patologias”, Arq. Esp. Jorge Eduardo Lucena Tinoco; “Conservação de plásticos em instituições culturais”, Dra. Patrícia Schossler, em 24 a 26/10 – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis.

Fale conosco

Preencha as informações e entraremos em contato o mais breve possível

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar