ACCR Notícias Anuidades Associe-se Profissionais A Profissão Imagens Links Contato
Página inicial

Warning: mysqli_stmt::bind_param(): Number of variables doesn't match number of parameters in prepared statement in /home/storage/6/41/27/accr/public_html/noticia_full.php on line 32

Manual para Elaboração de Projetos de Intervenção em Bens Móveis e Integrados

Notícia incluída em 21/06/2018 às 11:07

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) receberá, entre 08 de maio e 08 de julho, contribuições para a produção do Manual para Elaboração de Projetos de Intervenção em Bens Culturais Móveis e Integrados. A publicação tem o objetivo de orientar profissionais que lidam com esses bens em relação aos procedimentos obrigatórios no Iphan e nortear as ações de restauro para os bens culturais tombados em outras esferas.

Bens culturais móveis são objetos de arte e/ou de ofícios, ou utensílios domésticos ou religiosos que possuem valor cultural reconhecido pelas instituições de proteção do patrimônio. Entre eles estão obras de arte, objetos religiosos, painéis, tapetes, acervos de museus e casas históricas, móveis, instrumentos musicais, prataria, indumentária, esculturas, louças, cristais, vidro, objetos de trabalho, utensílios de cozinha – como panelas, tachos, vasilhames, entre outros. Bens integrados são elementos que estão fixados a um ambiente construído e, apesar de poderem ser desmontados e removidos, fazem parte indivisível dele pois estabelecem uma unidade com o espaço para o qual foram concebidos. Entre eles, estão forros, detalhes em cantaria, retábulos, púlpitos, sanefas, painéis azulejares, pinturas murais, entre outros.

A proposta do manual está disponível no site do Iphan. Para participar da consulta pública basta enviar e-mail para cgco@iphan.gov.br, contendo identificação, contato e indicação de qual é a atuação do colaborador na área de bens móveis e integrados. Há profissionais e educadores da área que detém vasto conhecimento sobre o tema e que podem contribuir significativamente para o aperfeiçoamento das diretrizes da publicação, por isso, o Iphan espera receber contribuições de todos os interessados no tema, incluindo secretarias estaduais e municipais de cultura, gestores de bens culturais tombados, empresas especializadas. A participação de agentes da área beneficia também a legitimação e implantação do manual, padronizando as ações de restauro de bens culturais móveis e integrados pelo país, diminuindo, assim, equívocos nas intervenções e consequentes perdas irreparáveis.

Essa consulta pública integra a nova proposta de gestão do Patrimônio Cultural que o Iphan vem implantado, especialmente com a celebração de seus 80 anos em 2017, buscando cada vez mais construir políticas públicas em conjunto com a sociedade civil. O processo participativo, além de potencializar a perspectiva de aumento na qualidade das intervenções nos bens móveis e integrados, resulta em procedimentos mais democráticos de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Serviço:
Consulta pública sobre Manual para Elaboração de Projetos de Intervenção em Bens Culturais Móveis e Integrados
Data: de 08 de maio a 08 de julho de 2018.
E-mail: cgco@iphan.gov.br

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Glória Tega - gloria.tega@iphan.gov.br
(61) 2024-5534 - 2024-5534
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Fonte: IPHAN

 

 

Página anterior

   Cadastre-se aqui e receba informações da ACCR     

Sede Provisória da ACCR
Rua Duque de Caxias, 261 - Saco dos Limões - Florianópolis - SC
CEP: 88.045-250