ACCR Notícias Anuidades Associe-se Profissionais A Profissão Imagens Links Contato
Página inicial

Warning: mysqli_stmt::bind_param(): Number of variables doesn't match number of parameters in prepared statement in /home/storage/6/41/27/accr/public_html/noticia_full.php on line 32

Seminário de Estudos sobre Restauração Arquitetônica

Evento incluído em 14/10/2009 às 17:48

Seminário de estudos sobre restauração arquitetônica:

“Temas Recentes no restauro na Itália”

Local: FAU-Maranhão

Rua Maranhão, 88 - Higienópolis - São Paulo

Dias 3 a 5 de novembro de 2009, das 14:30 às 19:30

Vagas Limitadas - inscrições: cpgfausec@usp.br



No quadro das atividades da disciplina de pós-graduação “AUH 5852: Técnicas Construtivas Tradicionais e seu uso na Conservação de Edifícios Históricos”, sob a responsabilidade das Profas. Dras. Maria Lucia Bressan Pinheiro e Beatriz Mugayar Kühl, e do protocolo executivo de cooperação didático-científica entre a FAUUSP com a Faculdade de Arquitetura “Valle Giulia” da Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, será realizado um seminário de estudos sobre restauro na FAU-Maranhão, aberto também a um público mais amplo de interessados.

O evento contará com três representantes da Sapienza, que abordarão variadas questões relacionadas ao restauro, como a fundamentação teórica do campo e o modo como os princípios de restauração têm sido empregados em casos recentes, a questão do restauro como postulada na Antigüidade, o tratamento de lacunas arquitetônicas, a relação novo-antigo em projetos de restauração. O intuito do seminário, vinculado aos objetivos do programa de cooperação das instituições, é aprofundar aspectos teórico-metodológicos do restauro e sua repercussão técnico-operacional nas intervenções.

Professora Responsável: Profa. Dra. Beatrice Vivio. Colaboradores: arq. Alessandro Pergoli Campanelli; arq. Alessandra Cerroti


03.11. O novo no antigo: reflexões sobre a relação restauro-história

Restauros de cerâmicas gregas na antiga Etrúria



04.11. Restauro de pavimentos de mosaicos na antiga Roma

Lacuna arquitetônica e reconstrução pós-bélica. Codificações do segundo pós-guerra na Itália e experiências recentes

Intervenções no Palácio Spinola na Praça Campitelli, Roma



05.11. O restauro crítico e a figura de Franco Minissi

A restauração de materiais “não-tradicionais” da arquitetura moderna



Professora Responsável: Beatrice Vivio

Arquiteta graduada na Universidad Central de Venezuela e na Università di Roma “La Sapienza”, onde fez sua especialização em Restauro de monumentos (1995) e seu doutorado, com tese sobre a obra de Franco Minissi (2004-2008). Na mesma instituição desenvolveu pesquisa sobre a intervenção projetual contemporânea em preexistências históricas (2001-2006). Colabora desde 1998 na cátedra de Giovanni Carbonara em Valle Giulia e na Scuola di Specializzazione in Beni architettonici e del paesaggio, sendo atualmente docente responsável de vários cursos de graduação e pós em diversas instituições. Trabalha em obras de restauro na Itália desde 1995, tendo participado como assistente na direção de vários canteiros entre eles, a consolidação da igreja de S. Nicola em S. Oreste e o embasamento da Fonte dos Quatro Rios na Praça Navona; colabora em projetos do Istituto Superiore per la Conservazione e il Restauro (Sala das Cariátides no Palácio Real de Milão) e em pesquisa sobre edifícios do centro histórico no percurso da nova linha C do Metrô de Roma (2007-2008). Entre suas publicações mais recentes, citam-se: La lacuna architettonica e le ricostruzioni del secondo dopoguerra nelle riflessioni del restauro, L’Architetto Italiano, VI, 2009, 30, pp. 24-28; Restauro come progettazione dell’esistente; in: A. Ferlenga, E. Vassallo, F. Schellino, Antico e nuovo Architetture e architettura, Il Poligrafo, Padova 2007, pp. 563-579; Il moderno sull’antico. Lettura dell’intervento contemporaneo, in: Aggiornamento del Trattato di Restauro architettonico, vol. IX, tomo I, UTET, Torino 2007, 211-263; La Villa del Casale di Piazza Armerina e il mancato restauro del restauro, Parametro, XXXVI, 2006, 266, 68-79; Attività sperimentale alle origini del restauro critico. Primi contributi di Franco Minissi, Arkos, VI, 2005, 12, 18-24.



Colaboradores

Alessandro Pergoli Campanelli é arquiteto especializado em restauro arquitetônico. Colabora, desde 2004, em diversos cursos voltados ao restauro na Faculdade de Arquitetura Valle Giulia da Università degli Studi di Roma "La Sapienza". De 2006 a 2007 foi docente encarregado pelo curso de "Princípios de restauro" (curso de graduação em Arquitetura de Interiores) e de numerosos cursos de atualização profissional financiados pelo governo da Região do Lácio e por entidades privadas. Desenvolve seu doutorado desde 2006 em História e Restauro da Arquitetura no Departamento de História da Arquitetura, Restauro e Conservação de Bens Arquitetônicos da "Sapienza". Possui numerosas publicações sobre temas de conservação em jornais e revistas especializadas; desde 1999 dirige, conjuntamente com o Prof. Dr. Giovanni Carbonara, a seção restauro da revista AR e, desde 2004, análoga seção na revista L’Architetto Italiano.



Alessandra Cerroti é arquiteta, graduada pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, onde também fez a especialização em Restauro de Monumentos (2004). Desde 2005 desenvolve seu doutorado em "Requalificação e recuperação" para o qual está completando uma pesquisa sobre o patrimônio edificado recente, com especial interesse pelas construções residenciais públicas do segundo pós-guerra. Realiza atividades didáticas no curso “Laboratório de restauro” sob responsabilidade do Prof. Dr. G. Palmerio na faculdade de arquitetura Valle Giulia da "Sapienza". Desenvolve, ademais, atividades profissionais no campo da conservação e restauro de monumentos.



Apoio / Patrocínio: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP; Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Comissão de Pós-Graduação FAUUSP, CPC-USP.

 

 

Página anterior

   Cadastre-se aqui e receba informações da ACCR     

Sede Provisória da ACCR
Rua Duque de Caxias, 261 - Saco dos Limões - Florianópolis - SC
CEP: 88.045-250