ACCR Notícias Anuidades Associe-se Profissionais A Profissão Imagens Links Contato
Página inicial

A ACCR apresenta uma relação de profissionais associados, de diferentes áreas de atuação na conservação – restauração de bens culturais de nosso Estado. Nosso objetivo é orientar os proprietários, responsáveis e particulares, na escolha de profissionais da área.

Independentemente de nossa indicação, recomendamos que seja solicitado ao profissional escolhido curriculum vitae e projeto ou proposta de tratamento, conforme a necessidade. Em casos de bens protegidos por legislação federal, estadual ou municipal, faz-se necessária a autorização prévia do(s) órgão(s) competente(s), sob pena do(s) proprietário(s) sofrer(em) as consequências previstas em lei.

É de responsabilidade dos profissionais as informações prestadas à ACCR através das fichas cadastrais que preencheram, e da qual foram retiradas as informações que disponibilizamos através deste documento.

A tarefa do conservador-restaurador é de grande responsabilidade, “devendo sempre ser confiada a especialista que tenha como norma o respeito com a autenticidade dos elementos constitutivos da obra; toda intervenção em um objeto deve ser previamente estudada e justificada, para assegurar a sua integridade estética e histórica”. (SCHARF, 1996)

DIRETORIA DA ACCR 2003/2005

 

 

“Entende-se por conservação o conjunto de técnicas e procedimentos destinados a proteger um objeto contra fatores de diferentes naturezas – físicos, químicos, biológicos e humanos – que possam agir sobre ele, sozinhos ou conjuntamente, ameaçando e até destruindo a sua integridade. Esses procedimentos visam também preservar o bem da ação desgastante do tempo, de modo a prolongar ao máximo a sua durabilidade, com um mínimo de intervenção direta sobre o mesmo.”

(Alambert, Monteiro e Ferreira, 1998:13)

 

 

“A restauração abrange os meios e as técnicas utilizados para devolver, na medida do possível, a um objeto deteriorado ou arruinado a sua configuração original – forma, desenho, cor ou função – ou então a sua recuperação para um estado previamente estabelecido; a restauração sempre implica numa intervenção direta no objeto ou obra de arte e, por este motivo, deve ser baseada sempre em rigorosos critérios técnicos, históricos e estéticos, preconizados e reconhecidos por instituições nacionais e internacionais (...).

Os procedimentos de conservação devem prevalecer sobre os de restauração, que só deve ser realizada quando a sua indicação for estritamente necessária para a manutenção do bem cultural; as intervenções restauradoras devem obedecer às características originais da obra, procurando não afetar ainda mais a sua integridade estética e/ou histórica.”

(Alambert, Monteiro e Ferreira, 1998:13)

 

 

Escolha abaixo uma das áreas dos profissionais cadastrados a ACCR.

   Cadastre-se aqui e receba informações da ACCR     

Sede Provisória da ACCR
Rua Duque de Caxias, 261 - Saco dos Limões - Florianópolis - SC
CEP: 88.045-250