A ACCR apresenta uma relação de profissionais associados, de diferentes áreas de atuação na conservação-restauração de bens culturais imóveis, móveis e integrados. O objetivo da ACCR é orientar os proprietários e/ou responsáveis pelos bens culturais públicos e privados, na escolha de profissionais capacitados na execução de intervenções em cada uma das áreas de atuação dos conservadores-restauradores.

Independentemente da indicação, é recomendado solicitar ao profissional escolhido, seu curriculum vitae e um projeto de intervenção ou uma proposta de tratamento no bem cultural conforme a necessidade e complexidade da intervenção. Em casos de bens protegidos por legislação federal, estadual ou municipal, é necessária a autorização prévia do órgão competente, através da aprovação do projeto de intervenção ou tratamento, sob pena do proprietário ou responsável sofrer as consequências previstas em lei.

É de inteira responsabilidade dos profissionais associados e cadastrados, as informações prestadas à ACCR e assumidas quando do preenchimento do Termo de Responsabilidade.

A tarefa do conservador-restaurador é de grande responsabilidade. “Sua missão é compreender o aspecto material dos objetos que possuem significação histórica e artística, a fim de prevenir sua degradação e de facilitar sua compreensão, de maneira a permitir a distinção entre o que é original e o que é falso”. (Definição da profissão, comitê do ICOM para a restauração).

Profissionais Cadastrados

Clique sobre uma das áreas de atuação para escolher o profissional cadastrado e capacitado a realizar um trabalho técnico de excelência.

Obras de Arte: pinturas de cavalete; esculturas; obras de arte em suporte papel; obras de arte contemporâneas / suportes e técnicas não tradicionais.

Bens Integrados: pinturas murais; retábulos; púlpitos; outros.

Documentos: fotográficos; em suporte papel; outros suportes.

Arquitetura: conservação, restauração e reabilitação de conjuntos urbanos; edificações; obras de arte de engenharia; jardins históricos.

Arqueologia: sítios; artefatos; acervos.

Etnografia: artefatos; acervos.

Acervos museológicos: conservação; consultoria para instalação e organização de reservas técnicas.

Ciências aplicadas a Conservação/Restauração: química; biologia; engenharia; história; outros.

ELIANE VERAS DA VEIGA PACHECO

END: Rua Almirante Lamego, 830 – B- 510 Centro – Florianópolis – SC CEP 88015-600 Telefones: (48) 32250695/ (48) 32321415 E-mail : vpacheco@yatech.net ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: Conservação e [...]

FABIANO TEIXEIRA DOS SANTOS

Telefones: (48)30253582 / (48) 98821261 E-mail: fabianoteixeiradossantos@gmail.com ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: Conservação e reabilitação de conjuntos urbanos ; Edificações

FÁTIMA REGINA ALTHOFF

Fone: (48) 988026458 E-mail: fralthoff@yahoo.com.br ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: Conservação, restauração de conjuntos urbanos (C/R); Edificações (C/R)

JONATHAN M. DE CARVALHO

END: Rua Itapiranga, 280 – apto. 204 – A Itacorubi – Florianópolis SC CEP: 88034-480 TELEFONES: (48) 3335.0651 E-MAIL: arqjonathan@hotmail.com   ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: conservação e [...]

LILIAN MENDONÇA

END: Rua Almirante Alvim, 452 apto 1007 – A Centro – Florianópolis – SC 88015-380 CEP Telefones: (48)996116234 E-mail: lilianmendonca0709@gmail.com ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: [...]

SIMONE HARGER

E-mail: simoneharger@gmail.com ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: Conservação e reabilitação de conjuntos urbanos (C/R); Edificações (C/R).

VANESSA MARIA PEREIRA

E-mail: vanessamariapereira@gmail.com ÁREA DE ATUAÇÃO: Arquitetura: Conservação e reabilitação de conjuntos urbanos (C/R); Edificações

Fale conosco

Preencha as informações e entraremos em contato o mais breve possível

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar