Dia do patrimônio cultural: importância dos conservadores e restauradores de bens culturais

 em Sem categoria

No próximo dia 17 comemoramos o dia do patrimônio cultural no Brasil, uma data significante que nos faz refletir a importância do nosso patrimônio para a cultura e a história do nosso país. Em nosso país, esta data também contempla os conservadores e restauradores de bens culturais, que são profissionais que atuam diretamente na preservação do patrimônio cultural e salvaguardando-os para gerações futuras garantindo sua valorização simbólica e material e que vem lutando ao longo dos anos pela regularização da profissão.

Esta data foi escolhida em 1998 e homenageia os 115 anos de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade que foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Na comemoração deste ano, a ACCR enfatiza a importância da atuação dos profissionais conservadores-restauradores que garantem a salvaguarda do patrimônio cultural. Estes profissionais possuem formação cultural, técnica, cientifica e ética para diagnosticar, propor e intervir nos bens culturais, de modo a garantir a sua autenticidade e integridade, baseados em critérios técnicos internacionais e no profundo conhecimento das técnicas e materiais que compõe os referidos bens.

A importância do reconhecimento desta profissão levou a apresentação pela deputada federal Fernanda Melchiona, do PL 1.183/2019, que dispõe sobre a regulamentação do exercício das profissões de conservador-restaurador de bens culturais e de técnico em conservação-restauração de bens culturais. A aprovação deste projeto de lei representará um avanço nas politicas de preservação do patrimônio cultural, colocando o Brasil lado a lado com países de primeiro mundo neste segmento, profissionalizando os serviços do Conservador-Restaurador e preservando de maneira consciente o riquíssimo patrimônio cultural brasileiro.

Seguem algumas imagens da boa prática destes profissionais, com a situação anterior e posterior ao seu restauro.

Postagens Recentes
Fale conosco

Preencha as informações e entraremos em contato o mais breve possível

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar