A ACCR apresenta uma relação de profissionais associados, de diferentes áreas de atuação na conservação-restauração de bens culturais imóveis, móveis e integrados. O objetivo da ACCR é orientar os proprietários e/ou responsáveis pelos bens culturais públicos e privados, na escolha de profissionais capacitados na execução de intervenções em cada uma das áreas de atuação dos conservadores-restauradores.
Independentemente da indicação, é recomendado solicitar ao profissional escolhido, seu curriculum vitae e um projeto de intervenção ou uma proposta de tratamento no bem cultural conforme a necessidade e complexidade da intervenção. Em casos de bens protegidos por legislação federal, estadual ou municipal, é necessária a autorização prévia do órgão competente, através da aprovação do projeto de intervenção ou tratamento, sob pena do proprietário ou responsável sofrer as consequências previstas em lei.
É de inteira responsabilidade dos profissionais associados e cadastrados, as informações prestadas à ACCR e assumidas quando do preenchimento do Termo de Responsabilidade.
A tarefa do conservador-restaurador é de grande responsabilidade. “Sua missão é compreender o aspecto material dos objetos que possuem significação histórica e artística, a fim de prevenir sua degradação e de facilitar sua compreensão, de maneira a permitir a distinção entre o que é original e o que é falso”. (Definição da profissão, comitê do ICOM para a restauração).
Profissionais Cadastrados
Clique sobre uma das áreas de atuação para escolher o profissional cadastrado e capacitado a realizar um trabalho técnico de excelência.
Obras de Arte: pinturas de cavalete; esculturas; obras de arte em suporte papel; obras de arte contemporâneas / suportes e técnicas não tradicionais.
Bens Integrados: pinturas murais; retábulos; púlpitos; outros.
Documentos: fotográficos; em suporte papel; outros suportes.
Arquitetura: conservação, restauração e reabilitação de conjuntos urbanos; edificações; obras de arte de engenharia; jardins históricos.
Arqueologia: sítios; artefatos; acervos.
Etnografia: artefatos; acervos.
Acervos museológicos: conservação; consultoria para instalação e organização de reservas técnicas.
Ciências aplicadas a Conservação/Restauração: química; biologia; engenharia; história; outros.